quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012


Bacalhau com broa e alheira

Inspirada numa receita que provei num restaurante resolvi experimentar este bacalhau com alheira e broa, que ficou bom mas quando fizer novamente a receita vou acrescentar mais uma alheira porque era pequena e mal se notava a sua presença, não se esqueçam de regar com azeite senão fica um pouco seco.

Ingredientes:

2 lombos de bacalhau
1 alheira
2 cebolas
1 pequeno molho de grelos
1 broa de milho pequena
Azeite
6 alhos
salsa
Pimenta


Preparação:
Arranje os grelos e coza-os em água temperada com sal, escorra  e  pique-os,  leve ao lume um tacho com um pouco de azeite e alhos picados e saltei-os se gostar junte uma pitada de pimenta moída, reserve.
Coza o bacalhau e limpe-o de peles e espinhas e desfaça em lascas.
Corte a cebola em rodelas fininhas e leve ao lume num tacho com um pouco de azeite até ficar cozida, em seguida junte o bacalhau e envolva com a cebola e o azeite , deixe cozinhar um pouco, reserve.
Tire a pele à alheira e corte em pedaços, leve ao lume numa frigideira com um fio de azeite desfaça-a  com um garfo, saltei um pouco e reserve.
Desfaça o miolo da broa até ficar uma areia fina, pique os alhos e a salsa  e adicione à broa, em seguida regue com azeite até ficar húmida mas não pastosa.
Num tabuleiro para ir ao forno faça uma camada de broa, em seguida coloque o bacalhau, por cima os grelos e depois a alheira e termine com uma camada de broa regue com mais um pouco de azeite e leve ao forno a 200º até a broa ficar tostadinha.

1 comentário: